top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra de Pindoretama encerra o ano com apresentações públicas



A Orquestra de Sopros de Pindoretama concluiu na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, uma série de cinco apresentações públicas, marcando as festividades de encerramento do ano de 2021. Os concertos tiveram uma importância fundamental nesse momento histórico, sobretudo em função de quase dois anos de isolamento social e de interrupções das apresentações culturais em decorrência da pandemia de Covid-19.


Os jovens que integram a orquestra subiram ao palco para apresentações em escolas, cineteatro, mercado público e o Natal da Esperança, um evento da prefeitura de Pindoretama. Os encontros presenciais do grupo foram retomados em novembro e gradativamente a orquestra foi voltando a sua composição normal.


A Orquestra de Sopros de Pindoretama nasceu em 1999 e está prestes a completar 23 anos. Passaram pelo projeto mais de 2 mil alunos e foram realizados mais de 600 concertos. O grupo representou o Brasil em quatro turnês internacionais, três na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e uma na Noruega (2010). Na sua composição normal, ela é constituída por 50 integrantes. No repertório, a orquestra interpreta clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros e gêneros internacionais como jazz e mambo.


Os integrantes da orquestra foram formados pelo Núcleo de Educação Musical da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), atualmente responsável pela educação de cerca de 300 alunos, de 8 a 18 anos. O projeto foi idealizado pelo maestro Arley França, diretor artístico do grupo, para suprir a ausência de escolas de formação musical no município, como também diminuir a ociosidade dos adolescentes da cidade.


A metodologia de ensino coletivo, que agrega teoria musical e prática, foi o passo inicial para formar a orquestra, que com três meses já realizava a sua primeira apresentação. O projeto oferece formação nos principais instrumentos de sopro: Flauta, Oboé, Fagote, Saxofone, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa, Bombardino, Tuba e instrumentos de percussão. Adriano Martins, ex-aluno da orquestra, é o regente.

18 visualizações0 comentário
bottom of page