top of page
  • Foto do escritorAamarte

A AAMARTE comemora os resultados de seu programa formativo em São Gonçalo do Amarante



O núcleo de Educação Musical da AAMARTE em São Gonçalo do Amarante atende a 150 crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas, residentes na comunidade de Várzea Redonda, na zona rural do município. O núcleo oferece formação musical em instrumentos de corda friccionada, como violino, viola e violoncelo, instrumentos estes que são também a base de uma orquestra.


Os estudantes de música participantes do programa têm ainda a oportunidade de ter como professores os músicos que integram a Orquestra Contemporânea Brasileira, o que potencializa a experiência dos jovens músicos através da troca com músicos mais experientes. Além das aulas de teoria musical e prática instrumental, os alunos também participam da oficina de prática de conjunto, onde realizam ensaios coletivos e iniciam na prática orquestral.


As atividades em São Gonçalo começaram em 2019 quando a AAMARTE firmou parceria com a empresa de energia EDP, que passou a patrocinar a Orquestra Contemporânea Brasileira e as oficinas de música do Núcleo de Várzea Redonda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A empresa EDP (Energias do Brasil), através do Instituo EDP, desenvolve expressivo trabalho socioambiental, apoiando os mais diversos projetos sociais, contribuindo significativamente com o desenvolvimento das comunidades onde atua.


Além de manter as oficinas de música em São Gonçalo do Amarante, o patrocínio da EDP prevê ainda a realização de oito concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em Fortaleza durante o ano de 2023. Até o momento já foram realizados dois concertos, sendo o primeiro em abril e o segundo em maio deste ano. Sob a regência do maestro Arley França, os concertos contaram com a participação de artistas convidados, como o cantor tenor Franklin Dantas e o cantor e instrumentista David Valente. Os concertos da OCB são sempre lotados e os ingressos se esgotam muito rápido, o que demonstra que o público do Ceará também apoia o projeto. O próximo concerto da OCB incentivado pela EDP será no próximo dia 27 de agosto, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.



“O nosso projeto de difusão da música de concerto com a Orquestra Contemporânea Brasileira e de inclusão social de crianças e jovens através da música vem crescendo a cada ano. Desde 2019 já realizamos mais de 30 concertos e cerca de 300 crianças de São Gonçalo do Amarante já participaram de nossas atividades formativas. E tudo isso só foi possível graças à parceria com a EDP e o Instituto EDP. Só temos a agradecer e desejar que o projeto cresça mais ainda e que mais vidas sejam transformadas através da música”, reforça Arley França, maestro da Orquestra Contemporânea Brasileira e coordenador do programa.

8 visualizações0 comentário
bottom of page