top of page
  • Foto do escritorAamarte

Concerto da OCB atraiu admiradores na manhã de domingo



Desde seu primeiro concerto da Temporada 2021, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) vem recebendo mensagens positivas de muitos internautas que, de várias partes do Ceará e do Brasil, aproveitaram a manhã de domingo para celebrar a música erudita. Isso, apreciando os arranjos exclusivos das composições de grandes nomes da música nacional e internacional, apresentados pela orquestra.


Na manhã deste último domingo (12), com a realização do sexto concerto desta temporada, não foi diferente. Direto de Limoeiro do Norte, a internauta Nely Faheina disse que a apresentação foi um grande presente dominical. “É como se estivéssemos na época Natalina. Um trabalho de muita luz e paz pela cultura. Parabéns ao maestro Arley e aos seus maravilhosos músicos”, escreveu nos comentários da página do YouTube da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), onde o concerto foi transmitido.


“Amei conhecer a Orquestra Contemporânea Brasileira”, escreveu Maria Luciana Lima, ao agradecer a uma amiga pela indicação da apresentação. Outra internauta que postou comentários foi Vanessa Reis Martins. “Maior alegria tê-los em casa novamente aos domingos”, disse ela e complementou: “Maravilhoso”.


A apresentação de domingo, que teve início às 10 horas, foi marcada pela diversidade musical, com arranjos exclusivos de composições de Vivaldi, Johann Pachelbel, Alberto Nepomuceno, Bach, Joseph-Hector Fiocco e Astor Piazzolla. “Concerto para Cordas em Sol Maior”, do italiano Antonio Vivaldi, foi a primeira música a ser apresentada pela orquestra. “Foi um dos maiores compositores do período Barroco”, disse o maestro Arley França.


Ainda dentro do período Barroco, a OCB seguiu com a apresentação tocando “Canon em Ré Maior”, de Johann Pachelbel. “Essa é uma das músicas mais conhecidas deste compositor alemão do período Barroco, nascido em Nuremberg em 1653”, disse o maestro. Em um segundo momento do concerto, a orquestra se voltou à música erudita brasileira do final do Século XIX e começo do Século XX, com música de Alberto Nepomuceno, compositor cearense, pianista, organista, maestro e considerado o “pai do nacionalismo” na música erudita brasileira.


Outra grande atração foi o “Concerto Brandemburguês n° 3”, de Johann Sebastian Bach, também compositor alemão do período Barroco. “Além de músicas para a igreja, fazia músicas por encomenda”, conta Arley. Já do belga Joseph-Hector Fiocco, que nasceu em Bruxelas em 1701, a Orquestra Contemporânea Brasileira interpretou o arranjo de “Allegro”. “Fiocco também tocava cravo e atuou como mestre de coro, deixando muitas composições para coral”. O concerto foi finalizado com a música “Libertango”, do argentino Astor Piazzolla.


SERVIÇO:

Temporada 2021 da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Disponível no Canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da AAMARTE

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614

8 visualizações0 comentário
bottom of page