Apresentação da OCB emociona público presente ao Cineteatro São Luiz
- Aamarte

- 22 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Foto: Edcarlos Holanda
Na manhã do dia 21 de novembro, centenas de pessoas substituíram o domingo ensolarado nas praias de Fortaleza por uma visita ao Cinetreatro São Luiz. O motivo foi a presença no palco, depois de quase dois anos de restrições causadas pela pandemia, da única orquestra profissional do Ceará. Em um concerto emocionante, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) uniu, através de seus instrumentos de corda, composições de gênios da música erudita europeia e nacional.
A primeira parte do concerto foi considerada mais intimista, com composições de Mozart, Bach e Villa-Lobos. O público não só apreciou como se emocionou a cada novo arranjo. Em um segundo momento, a orquestra apresentou músicas alegres, homenageou o compositor cearense Alberto Nepomuceno e apresentou arranjos primorosos para o maxixe de Ernesto Nazareth e o tango de Carlos Gardel. O público foi convidado a interagir com a orquestra.
Entre os presentes ao concerto na manhã deste domingo estava o casal Wilson Saraiva, optometrista, e Sara Letícia, estudante de Odontologia. “Foi um momento único, onde a gente teve a oportunidade de apreciar de forma exclusiva a música clássica brasileira e internacional”, disse Wilson, que destacou a composição de Carlos Gardel, “Por una Cabeza”, como seu momento preferido.
A psicóloga Juliana Marinho também foi ao Cineteatro São Luiz conferir a apresentação da orquestra. “Uma alegria imensa estar aqui no São Luiz para assistir a Orquestra Contemporânea Brasileira, que agora retornou com os espetáculos e nós, como plateia, voltamos a ter contato com os artistas. Foi muito emocionante”, conta ela. Juliana destacou a composição “Prelúdio das Bachianas nº 4”, do brasileiro Heitor Villa-Lobos, assim como “a maneira como o maestro fez a comunicação com o público”.
Quem também conferiu o concerto foi a advogada Cecília Rabêlo. Apreciadora da música clássica, ela diz que ficou “encantada” com o espetáculo da orquestra. “O que mais me chamou atenção foi o repertório, que achei bem diverso, com compositores daqui do Ceará, nacionais e internacionais”. Cecília também destaca a “pegada educacional de instruir o público. Achei sensacional!”.
Como os depoimentos demonstram, a participação do maestro Arley França foi muito elogiada pela plateia. Comunicando-se de forma direta com o público, ele quebrou protocolos e subverteu o ritual comum aos concertos de música erudita, onde há muito distanciamento entre os músicos e a plateia. A cada composição, ele se voltava para as pessoas, contava a história dos compositores, explicava a escolha do repertório e agradecia. A apresentação foi um presente para quem teve a chance de prestigiar o retorno aos palcos da Orquestra Contemporânea Brasileira.
SERVIÇO:
Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo
Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará
Patrocínio: EDP
Apoio Cultural: Instituto EDP
Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4
Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula (85 99982.0608) e Emanuel Furtado (85 99964.6614)





Comentários