Quinto concerto da Orquestra Contemporânea apresenta repertório diversificado
- Aamarte
- 2 de set. de 2021
- 2 min de leitura

A apresentação tem início a partir das 10 horas e poderá ser conferida gratuitamente. A ação cultural acontece de forma online por conta da pandemia
Com um repertório de músicas que trazem arranjos exclusivos de composições do brasileiro Alberto Nepomuceno, do cantor Carlos Gardel e do compositor austríaco Franz Schubert, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza, na manhã deste domingo (05), o seu quinto concerto da Temporada 2021. A apresentação gratuita, gravada no Cineteatro São Luiz, será transmitida pelo YouTube da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) e do equipamento cultural, que é gerido pela Secretaria da Cultura do Estado.
Entre os destaques desta apresentação está o arranjo da música “Por Una Certeza”, de Carlos Gardel, considerado o maior expoente do tango internacionalmente. Sua nacionalidade ainda gera controvérsias. Apesar de conhecido no mundo como argentino, o cantor pode ter nascido na França ou no Uruguai. Outro destaque é a apresentação da composição “O Adágio e o Andante”, do brasileiro Alberto Nepomuceno, conhecido como o “pai” do nacionalismo da música erudita brasileira.
O concerto, que faz parte de uma residência artística da OCB no Cineteatro São Luiz, tem início a partir das 10 horas e poderá ser conferido gratuitamente. Coordenada pelo maestro Arley França, a ação cultural acontece de forma online, devido à necessidade de manter os cuidados contra a contaminação pela COVID-19.
A quinta apresentação da Temporada 2021 reunirá 20 músicos instrumentistas no palco. Apesar do distanciamento em relação à plateia, os concertos online têm comovido muitos espectadores e possibilitado a apresentação da orquestra para um público que não reside em Fortaleza. Na temporada atual, os arranjos foram adaptados exclusivamente aos instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, uma medida de proteção dos músicos contra a disseminação da COVID-19.
MAIS
Os concertos são realizados pela AAMARTE e Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4. Recebem o patrocínio da empresa multinacional Energias de Portugal (EDP)/Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) e o apoio cultural do Instituto EDP. Os apoiadores institucionais são o Instituto Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e a Secretaria da Cultura do Ceará. Em parceria com a EDP e o Instituto EDP, o grupo mantém também a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante.
SERVIÇO:
Quinto concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Disponível no Canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da AAMARTE
Data: 05 de setembro
Horário: 10 horas
Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo
Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará
Patrocínio: EDP
Apoio Cultural: Instituto EDP
Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4
Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614
Comments