Primeiro concerto didático promove educação musical de alunos
- Aamarte

- 12 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Primeiro concerto didático promove educação musical de alunos
A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realizou na tarde da última quarta-feira (11), às 17 horas, seu primeiro concerto didático do ano, voltado para alunos de todas as idades. Com regência e arranjos musicais do maestro Arley França, a data foi escolhida para homenagear o Dia do Estudante, comemorado ontem. Com transmissão feita pelo canal do Youtube da Associação dos Amigos da Arte (AMAARTE) e do Cineteatro São Luís, foram apresentados os instrumentos e a sua atuação dentro de uma orquestra.
O concerto em homenagem aos estudantes contou com a participação especial de Orlângelo Leal, ator do grupo cênico-musical de Itapipoca, Dona Zefinha, que trabalha com música, teatro e circo. No repertório da apresentação, composições de Mozart e Bach e músicas populares de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.
“Maestro, eu gostaria de fazer uma pergunta. A gente estava conversando há pouco sobre a Orquestra, que é de câmara e sinfônica. Eu fiquei super interessado em entender melhor qual a diferença. Você pode me explicar?”, perguntou Orlângelo ao maestro, logo após uma conversa de conscientização dos jovens sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.
“A orquestra sinfônica é mais completa. Ela possui instrumentos de corda, de sopro e também de percussão. Por isso, ela é uma orquestra maior, com muito mais músicos. Já a orquestra de câmara é pequena, não precisa ter todos os instrumentos e também não precisa ter instrumentos em grande quantidade”, explicou Arley França, durante o bate-papo musical com Orlângelo. O concerto didático reuniu 10 músicos no palco do Cineteatro São Luiz e 10 outros que se apresentaram virtualmente.
Como vem acontecendo com as apresentações dos concertos da Temporada 2021 da Orquestra Contemporânea Brasileira, o público da internet também interagiu com os músicos. “Parabéns ao maestro Arley França e à Orquestra Contemporânea Brasileira por mais uma bela apresentação e pelo belíssimo projeto. Uma sacada massa essa da explicação sobre o formato usado nesta apresentação e o bate-papo com Orlângelo”, avaliou o professor Michelsen. “Muito bom! Bravo OCB”, escreveu a internauta Isabel Brasiliano. “Parabéns, maestro. Bravo!”, acrescentou Rosana Ribeiro.
MAIS
Os concertos são realizados pela AAMARTE e Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4. Recebem o patrocínio da empresa multinacional Energias de Portugal (EDP)/Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) e o apoio cultural do Instituto EDP. Os apoiadores institucionais são o Instituto Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e a Secretaria da Cultura do Ceará. Em parceria com a EDP e o Instituto EDP, o grupo mantém também a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante.





Comentários