top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea retorna aos palcos com a presença do público

Atualizado: 5 de nov. de 2021


Foto: Guilherme Silva



De volta aos palcos com a presença da plateia, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza, nos dias 16 e 21 de novembro, respectivamente às 9h e 10h00, dois concertos direto do histórico Cineteatro São Luiz. O primeiro deles, denominado concerto didático, será voltado aos estudantes. O segundo, aberto à participação de todos, promete emocionar o público após quase dois anos de distanciamento social. As apresentações presenciais da orquestra estavam suspensas desde março do ano passado em virtude da disseminação do cononavírus no Brasil.

De acordo com o maestro Arley França, os dois encontros presenciais contarão com a participação de 20 músicos, que tocarão exclusivamente instrumentos de corda com o intuito de manter os cuidados sanitários. “Utilizaremos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, que são instrumentos que possibilitam aos músicos usar máscaras”, detalhou. Em 2021, foram realizados oito concertos no Cineteatro São Luís, mas sem a presença do público. As transmissões aconteceram via canal da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) no youtube.

O concerto didático se destina a estudantes da rede pública de ensino, que são convidados a assistir ao evento. Dividindo o palco com a orquestra, estará o compositor, dramaturgo e palhaço, Orlângelo Leal. Como o nome indica, as exibições trazem para a juventude a possibilidade de conhecer os instrumentos, os músicos, o maestro e a função de cada componente da orquestra. “Nós apresentaremos de forma lúdica todo o funcionamento de uma orquestra em eventos bem divertidos. É uma forma que encontramos para aproximar ainda mais o público”, diz o maestro.

No concerto geral, aberto ao público, serão apresentadas composições de Elgar, Villa-Lobos, Strauss e Alberto Nepomuceno. O público infantil do concerto didático terá a oportunidade de conhecer a obra de Mozart, Bach e Chiquinha Gonzaga. De acordo com decreto do governo estadual, será permitida a presença de até 527 pessoas na plateia.

O concerto didático é uma contrapartida social da Orquestra Contemporânea Brasileira. Os espetáculos têm o oferecimento do Ministério do Turismo, patrocínio da multinacional Energias de Portugal (EDP), apoio cultural do Instituto EDP e apoio institucional do Cineteatro São Luiz.


SERVIÇO:

Apresentações da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Cineteatro São Luiz

Data: 16 de novembro, às 9 horas, e 21 de novembro, às 10 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614


44 visualizações0 comentário
bottom of page