top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea Brasileira se apresenta no Cineteatro São Luiz



Orquestra Contemporânea Brasileira se apresenta no Cineteatro São Luiz


O compositor, maestro e multi-instrumentista Heitor Villa-Lobos tornou-se conhecido como "a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira". A obra de Villa-Lobos, como também de compositores como Gustav Holst e Joseph-Hector Fiocco, será interpretada pela Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em seu quarto concerto da Temporada 2021. O evento será exibido no dia 22 de agosto, às 10 horas, no canal do youtube da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) e do Cineteatro São Luiz, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.


O projeto faz parte de uma residência artística da Orquestra Contemporânea Brasileira no Cineteatro São Luiz, onde estão previstas oito apresentações, das quais três já foram realizadas. Diante da necessidade de manter os cuidados contra a contaminação por COVID-19, todas as apresentações estão sendo realizadas de forma online. No entanto, a orquestra, regida pelo maestro Arley França, tem preparado arranjos exclusivos para esses concertos, reunindo seus músicos no palco do teatro para as gravações.


Também com o intuito de manter os cuidados sanitários, os músicos utilizam exclusivamente instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o que possibilita a manutenção do uso de máscaras. Esta apresentação reunirá 20 instrumentistas no palco. Mesmo diante do distanciamento social, os concertos têm demostrado uma presença significativa do público, com um média de participação considerável. O espetáculo nesse formato também tem permitido que músicos e admiradores da orquestra de outros estados possam assistir aos concertos, o que tem se refletido nos comentários.


Os concertos são realizados pela AAMARTE e Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4. Recebem o patrocínio da empresa multinacional Energias de Portugal (EDP)/Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) e o apoio cultural do Instituto EDP. Os apoiadores institucionais são o Instituto Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e a Secretaria da Cultura do Ceará. Em parceria com a EDP e o Instituto EDP, o grupo mantém também a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante.


Serviço:

Quarto concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Disponível no Canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da AAMARTE

Data: 22 de agosto

Horário: 10 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614

35 visualizações0 comentário
bottom of page