top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto em Cascavel


Foto: Guilherme Silva


A música “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, diz que todo artista tem de ir aonde o povo está. Assim será no próximo sábado, dia 7 de maio, quando a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realizará um concerto na Praça Nossa Senhora do Ó, às 20 horas, no município de Cascavel, localizado na região metropolitana de Fortaleza. Com 30 instrumentistas no palco, serão interpretadas composições de grandes artistas da música erudita mundial, como Corelli, Vivaldi, Haydn, Bach e Mozart.


Este será o quarto concerto desta temporada e o primeiro fora da capital cearense desde 2019. Na temporada daquele ano, a orquestra tocou na Igreja Matriz do município de São Gonçalo do Amarante. “Levar a orquestra para outras cidades contribui não somente com a popularização da OCB no Ceará, como também promove a inclusão cultural. Se já é difícil realizar concertos nas capitais, no interior é mais difícil ainda”, revela o regente da orquestra, Arley França.


Uma das características da Orquestra Contemporânea Brasileira é aproximar o público da música clássica, considerada muitas vezes restrita a ambientes mais elitizados. Por isso, a escolha de um espaço como a praça central de uma cidade do interior do Ceará vem se somar à postura descontraída do maestro, que costuma interagir com o público e contar histórias sobre as composições, como também ao repertório, que mistura o erudito e o popular.


“Levar a OCB para o interior é fazer com que a música erudita fique mais perto das pessoas, para que possam ver esse tipo de repertório com mais naturalidade, aumentando o número de apreciadores”, comenta o regente. Na ocasião do concerto, que promete uma homenagem especial às mães, haverá a participação do tenor cearense, Franklin Dantas.


A escolha de Cascavel se deve à parceria com a Orquestra Contemporânea Brasileira, como também ao momento atual, em que o município dá os primeiros passos para a implantação da sua Orquestra Infantojuvenil com o apoio de professores que são também músicos da OCB. A realização do concerto em uma praça pública requer a superação de alguns desafios como a criação de um ambiente sonoro favorável, através de um sistema de som mais complexo do que o dos teatros, por exemplo, que geralmente têm um espaço acústico preparado. “Por outro lado, realizar um concerto em local aberto possibilita a democratização do acesso de todas as pessoas, independente de classe social. A cidade inteira está convidada a participar”, ressalta o maestro.


O evento tem o patrocínio da EDP, através do Ministério da Cultura, apoio cultural do Instituto EDP e apoio institucional da prefeitura de Cascavel.


Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Praça Nossa Senhora do Ó em Cascavel

Data: 7 de maio

Horário: 20 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Prefeitura de Cascavel

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614

24 visualizações0 comentário
bottom of page