top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto didático para estudantes


Foto: Edcarlos Holanda



Dezenas de estudantes da rede pública de ensino do Estado do Ceará estiveram em uma aula diferente na manhã desta terça-feira (17). Eles participaram de um concerto didático realizado pela Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) no Cineteatro São Luiz. O evento contou com a presença especial do ator, músico e palhaço, Orlângelo Leal - integrante do grupo Dona Zefinha. Esta foi a primeira apresentação da OCB ao vivo e de forma presencial na pandemia.


Estiveram presentes ao evento, alunos de escolas da rede pública de Pindoretama e região metropolitana de Fortaleza. O ator Orlângelo Leal fez uma performance artística, interpretando um palhaço que dialoga com o maestro durante o concerto. Ele estimulou a curiosidade dos meninos sobre o universo da música erudita, formulando perguntas acerca dos instrumentos e do funcionamento da OCB. No final da apresentação, três alunos foram convidados a subir ao palco e viver a experiência de conduzir uma orquestra.


O concerto contou com a participação de 20 músicos, que tocaram exclusivamente instrumentos de corda, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, com o intuito de manter os cuidados sanitários. “A exibição trouxe para a juventude a possibilidade de conhecer os instrumentos, os músicos, o maestro e a função de cada componente da orquestra. Nós apresentamos de forma lúdica todo o funcionamento do nosso trabalho”, explica o maestro Arley França.


A Orquestra Contemporânea Brasileira já se consagrou pelo seu trabalho na área de educação musical no Ceará. “Quando a população e o público começam a ir para os concertos, eles passam a aprender mais sobre a música clássica, sobre o trabalho de uma orquestra, a etiqueta de um concerto, qual o ritual que os músicos fazem antes da apresentação, como eles se vestem e que tipo de música se toca ali”. O público infantil do concerto didático teve também a oportunidade de conhecer a obra de Mozart, Bach e Chiquinha Gonzaga.


PARCERIA

O concerto didático é uma contrapartida social da Orquestra Contemporânea Brasileira. Os espetáculos têm o oferecimento do Ministério do Turismo, patrocínio da multinacional Energias de Portugal (EDP), apoio cultural do Instituto EDP e apoio institucional do Cineteatro São Luiz.


DOMINGO MUSICAL

Na manhã do próximo domingo (21), a Orquestra Contemporânea Brasileira retorna ao palco do Cineteatro São Luiz, com uma apresentação aberta ao público. Este será o primeiro concerto geral realizado de forma presencial após o início da pandemia. A apresentação, que começa às 10 horas, também contará com a presença de 20 músicos. No repertório, composições de Elgar, Villa-Lobos, Strauss e Alberto Nepomuceno.


SERVIÇO:

Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Cineteatro São Luiz

Data: 21 de novembro, às 10 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614

30 visualizações0 comentário
bottom of page