top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea Brasileira encerra Temporada 2021



A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza na manhã deste domingo (26), a partir das 10 horas, seu oitavo e último concerto da Temporada 2021. A apresentação, regida pelo maestro Arley França, conta com arranjos exclusivos desenvolvidos pela orquestra, que traz composições de Bach, Mozart, Franz Schubert e Carlos Gardel. A transmissão poderá ser conferida de forma virtual, através dos canais do YouTube da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) e do Cineteatro São Luiz.


A ação cultural, que faz parte de uma residência artística em parceria com o Cineteatro São Luiz, tem oferecimento do Ministério do Turismo e da multinacional Energias de Portugal (EDP), além do apoio do Instituto EDP. Um dos objetivos é possibilitar a formação de plateia da música erudita. Todos os concertos vêm contando com intervenções históricas do maestro Arley França, que aborda sobre os diferentes períodos da música clássica mundial.


“A primeira música que vamos tocar será ‘Uma Pequena Serenata Noturna’, de Wolfgang Amadeus Mozart, compositor do período Clássico, nascido no século XVIII na Áustria e considerado um dos maiores nomes da música erudita. Mozart era um exímio instrumentista, considerado um virtuoso em instrumentos de teclado. Tocava violino e tornou-se conhecido também por ser um dos maiores compositores de sua época”, adianta o maestro.


Um dos destaques da apresentação deste domingo será a música “Por una Cabeza”, de Carlos Gardel. “Se tem um estilo musical que combina com orquestra, que combina com instrumentos de corda, esse estilo chama-se Tango. E o Tango é uma música típica da Argentina. E quando falamos do Tango, lembramos de Carlos Gardel. Essa música fala de amor, fala de paixão, fala da história de vida e das paixões de um apostador de corrida de cavalos e por isso o nome “Por una Cabeza””, acrescenta Arley França.


A oitava apresentação da Temporada 2021 reunirá 20 músicos instrumentistas no palco. Para manter os cuidados sanitários, eles utilizam exclusivamente instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o que possibilita a manutenção do uso de máscaras.


SERVIÇO:

Oitavo concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Disponível no Canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da AAMARTE

Data: 26 de setembro

Horário: 10 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

Contatos/Assessoria de Comunicação: Giovana de Paula 99982.0608 e Emanuel Furtado 99964.6614

5 visualizações0 comentário
bottom of page