top of page

Apresentações da OCB podem ser conferidas pelo YouTube da AAMARTE

  • Foto do escritor: Aamarte
    Aamarte
  • 21 de set. de 2021
  • 2 min de leitura


A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) movimentou mais uma manhã de domingo, com a realização do sétimo e penúltimo concerto da Temporada 2021. Gravado diretamente do Cineteatro São Luiz, o concerto do dia 19 de setembro fez um contraponto entre a música italiana e a música britânica contemporânea.


A apresentação, regida pelo maestro Arley França, contou com arranjos exclusivos desenvolvidos pela orquestra, que apresentou “Adagio”, do compositor veneziano Tomaso Albinoni, “Serenata para Cordas”, de Edwar Elgar, além de “Simple Symphony”, de Benjamin Britten. Os internautas ainda podem conferir o concerto deste domingo, assim como os outros que já foram apresentados, através do YouTube da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE).


A ação cultural, que faz parte de uma residência artística em parceria com o Cineteatro São Luiz, tem oferecimento do Ministério do Turismo e da multinacional Energias de Portugal (EDP), além do apoio do Instituto EDP. Um dos objetivos é possibilitar a formação de plateia da música erudita. A última das oito apresentações da Temporada 2021 está marcada para o próximo domingo (26), também às 10 horas.


Todos os concertos vêm contando com intervenções históricas do maestro Arley França, que aborda sobre os diferentes períodos da música clássica mundial. Após tocar “Serenatas para Cordas”, França falou um pouco sobre a composição de Edwar Elgar. “Uma curiosidade sobre essa música, composta em 1892, é que ela foi tocada pela primeira vez pela Orquestra Feminina de Worcester, dirigida pelo próprio compositor, também em 1892”, explicou o maestro. Nascido na Inglaterra, em 02 junho de 1957, Edwar tornou-se conhecido mundialmente, através de obras como “Enigma Variations” e “As Marchas de Pompa e Circunstância”.


Após Edwar, a orquestra tocou uma composição de Albinoni. “Foi um dos primeiros compositores a escrever concertos solo para o violino. Por isso, ele ficou tão conhecido como Corelli e Vivaldi, sendo considerado também um dos grandes nomes do período Barroco. Embora fosse compositor de ópera, ficou conhecido como compositor de música instrumental”, contou Arley.


Então, se você é um internauta amante da música clássica e erudita, e não conseguiu acompanhar as apresentações da Orquestra Contemporânea Brasileira da temporada deste ano, vale a pena conferir todos os concertos que já foram apresentados no YouTube da AAMARTE. Basta acessar https://www.youtube.com/results?search_query=aamarte. Até o próximo concerto!


 
 
 

Comentários


Rua Francisco das Chagas Pinheiro, 2211  Centro   Pindoretama-CE   62.860-000

                                      (85) 3092 7014    info@aamarte.org

© Copyright 2021 AAMARTE. Todos os Direitos Reservados.

 

bottom of page