top of page
  • Foto do escritorAamarte

AAMARTE recebe selo Phomenta de boas práticas


A certificação foi concedida pela Phomenta, através de uma parceria com o Instituto EDP, que promoveu uma capacitação para a associação


A Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) foi certificada no mês de agosto com o selo “Boas Práticas em Transparência e Gestão”. O reconhecimento foi concedido pela Phomenta - membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO) -, em parceria com o Instituto EDP (Energias de Portugal). A certificação é válida até agosto de 2023.


Antes de receber o certificado, a AAMARTE participou de uma capacitação destinada à organizações sociais, promovida pelo Instituto EDP. A instituição é patrocinadora da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) e da Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante, ambos projetos desenvolvidos pela AAMARTE. A ação teve início no segundo semestre de 2020 e terminou no primeiro semestre de 2021. “A AAMARTE enviou dois representantes que participaram do treinamento online. Como resultado deste processo, a associação foi reconhecida com a certificação, passando em todas as etapas”, comemora o presidente da entidade, Mauro Sérgio.


“É com muito orgulho que comunicamos que a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) é uma Organização Certificada em Boas Práticas em Transparência e Gestão pela Phomenta. A certificação segue os princípios de ética do Comitê e tem como objetivo desenvolver boas práticas em transparência e gestão para as organizações e proporcionar confiança aos parceiros e à sociedade civil”, destaca o comunicado da Phomenta. Foram analisados os seguintes princípios: Jurídico, Governança, Financeiro, Potencial de Impacto, Transparência e Comunicação. O Instituto EDP, parceiro da certificação, é financiador do programa ReForça 2020.


O presidente da AAMARTE destaca a importância da certificação para a associação. “Comemoramos o nosso reconhecimento pelas boas práticas em transparência e gestão. É resultado de um tipo de auditoria nas áreas jurídica, contábil e também da gestão da organização, que nos credencia a continuar com nosso trabalho. Mesmo num momento delicado, por conta da pandemia, a AAMARTE continua desenvolvendo suas ações, tendo que se reinventar e superar obstáculos. A certificação chega como um prêmio para a associação e é um indicador de que estamos no caminho certo”, avalia.

13 visualizações0 comentário
bottom of page