top of page
  • Foto do escritorAamarte

AAMARTE conclui etapa de formação musical em Várzea

Atualizado: 30 de set. de 2021





A Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE) desenvolve, dentre seus projetos, uma formação musical na comunidade de Várzea, em São Gonçalo do Amarante. Nesta quinta-feira, 30 de setembro, se encerra mais uma etapa do projeto, que tem o oferecimento do Ministério do Turismo, patrocínio da EDP e apoio cultural do Instituto EDP. Na iniciativa, foram previstas oficinas de música para crianças e jovens durante o ano de 2020, mas que foram concluídas somente em 2021 devido ao cenário de pandemia.


O cronograma do projeto se desenvolveu da seguinte forma: durante o primeiro trimestre de 2020, foram realizadas as oficinas de violino e violoncelo, de forma presencial. Ao final de março de 2020, com o lockdown imposto pela pandemia do novo Coronavírus, as oficinas de música foram interrompidas e passaram a ser ministradas de forma online. Houve uma tentativa de manter as oficinas de música com distanciamento social, mas o projeto teve que ser interrompido em julho de 2020, pois necessitava de adaptação dos alunos ao uso de plataformas digitais. O projeto inclui crianças em situação de vulnerabilidade social.


Quase um ano depois e com alguns ajustes, as aulas retomaram em junho deste ano e a etapa foi concluída neste mês de setembro. “Foi um grande desafio para nossos professores e também para os alunos, pois ninguém esperava por uma pandemia e, muito menos, que tudo passasse a funcionar de forma remota. Apesar de ser tudo muito novo, conseguimos nos adaptar e já estamos nos preparando para o retorno das aulas de música presenciais agora em outubro”, afirma Mauro Sérgio Lima, presidente da Aamarte.


A nova etapa do projeto de formação musical, que mantém o patrocínio da EDP, retoma em outubro, presencialmente, mas com todos os cuidados que a pandemia exige. É importante dizer que o corpo docente é formado por professores integrantes da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB),

13 visualizações0 comentário
bottom of page