top of page
  • Foto do escritorAamarte

Orquestra Contemporânea Brasileira se apresenta pela primeira vez em Santana do Cariri


Foto: Guilherme Silva


Santana do Cariri irá receber pela primeira vez um grande concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB). O evento, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, marca a última apresentação da temporada 2022 da OCB. O município, de aproximadamente 18 mil habitantes, foi o primeiro da região do Cariri a abraçar o projeto de educação musical da orquestra.


O evento acontecerá às 19 horas, na Igreja Matriz de Santana do Cariri, e será aberto ao público. No repertório serão interpretadas músicas de grandes compositores eruditos, como Corelli, Vivaldi, Haydn e Mozart. E para manter a tradição da OCB, o público irá se surpreender com arranjos musicais de compositores nacionais.


“O concerto desta quinta-feira marca o lançamento das oficinas para a formação da Orquestra Infantojuvenil Santanense. Será a aula inaugural dos alunos e a comunidade está convidada a participar”, afirma o maestro da OCB, Arley França. Dentro da programação, também haverá, às 18 horas, a inauguração do Centro de Ensino e Música Maria Eurenice Coelho, onde vão acontecer as aulas.


As apresentações que a Orquestra vem realizando em vários municípios cearenses, a exemplo de Paracuru e Cascavel, fazem parte de um projeto amplo de investimento na formação musical erudita de jovens que estão fora dos grandes centros urbanos. Em um curto espaço de tempo, a OCB criou mais de 10 núcleos de educação musical, que são os embriões da formação de orquestras infantojuvenis no interior do Estado.


Durante a criação do Núcleo em Santana do Cariri, Arley França, que é também coordenador de educação musical, ressaltou a importância da parceria com o prefeito Samuel Cidade Werton, como também reconheceu a riqueza cultural da região. “Essa parceria é importante porque o Cariri é uma das regiões mais multiculturais e por isso é uma honra promover arte e cultura em local tão rico”, afirmou na ocasião.

Atualmente, cerca de 75 estudantes da rede pública municipal, na faixa etária entre 11 e 13 anos, foram selecionados para fazer parte do Núcleo de Educação Musical de Santana do Cariri. Eles irão aprender a tocar instrumentos de corda friccionadas, mais especificamente violino, para se tornarem futuros integrantes da Orquestra Infantojuvenil Santanense. A Orquestra Contemporânea Brasileira tem o patrocínio da EDP e o apoio do Instituto EDP.

18 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page